Manutenção de piscinas em condomínios

Morar em um condomínio ou apartamento com piscina tem sido uma escolha cada vez mais frequente. Mas é preciso ficar atento à limpeza e à qualidade da água.

Por se tratar de um espaço público, as chances de desenvolvimento de fungos e bactérias podem aumentar. Por isso, para que a diversão seja garantida e todos possam apreciar cada minuto com muita tranquilidade, é preciso investir nos cuidados do local, que vão desde os produtos a serem utilizados, passando pela higienização da área e a economia de água.

Quem pode fazer a manutenção da piscina?

Por se tratar de um condomínio, é preciso que o síndico ou o administrador defina um responsável pela manutenção da piscina. Geralmente, não há necessidade de um profissional especializado, mas, sim, uma pessoa com disponibilidade e conhecimento dos produtos.

Com qual frequência a piscina deve ser limpa?

Os serviços vão depender de alguns fatores, como a frequência de uso e a temperatura da época. No caso de piscinas com pouco uso, a recomendação padrão é colocar cloro em dias intercalados, já para piscinas de muito uso, é preciso que esse procedimento seja realizado diariamente. O exigido por lei é que o nível do cloro esteja entre 1 e 3 ppm.

Para uma piscina ainda mais saudável, a filtragem diária é indispensável, uma vez que esse procedimento é responsável por remover resíduos, higienizando até 50% da água. A filtragem deve ser feita por seis ou oito horas, variando de acordo com o modelo do equipamento.

Quais outras regras devem ser seguidas?

Além dos passos que já demonstramos, é importante também:

  • Nunca misturar produtos químicos;
  • Nunca comprar produtos que não se conheça a origem e não tenham o registro dos órgãos competentes, como a ANVISA;
  • Armazenar os produtos químicos em local fresco e arejado, e fora do alcance de leigos, principalmente crianças e animais;
  • Não adicionar água no produto e sim o produto em água;
  • Usar equipamentos de proteção adequados ao manusear os produtos;
  • Nunca aplicar produtos químicos contra o vento;
  • Trancar sempre a casa de máquinas;
  • Ter certeza que os ralos da piscina sejam ralos antiturbilhão ou antissucção.

Também é válido ressaltar a responsabilidade de todos os banhistas. Tomar duchas antes de entrar na água, utilizar roupas de banho e não consumir alimentos ou bebidas dentro da piscina. Com a contribuição de todos, os momentos serão muito mais agradáveis e seguros!

Deixe um comentário