Dicas sobre Administração Financeira do Condomínio

Controle de Saldos nos Condomínios

Para o condomínio ter suas contas em dia e sem maiores preocupações com seu saldo é muito importante uma previsão orçamentária bem elaborada, para aprovação na assembleia geral ordinária. É onde tudo começa!

Se o condomínio não possuir uma previsão orçamentária ajustada com a sua realidade, tudo indica que terá problemas de saldo no futuro, portanto, atente-se em:

  • Conhecer o histórico de contas do condomínio
  • Divida as contas do condomínio em pequenos grupos e faça uma média mensal
  • Saiba diferenciar despesas ordinárias e extraordinárias
  • Peça ajuda na sua administradora

Despesas Extras

A previsão orçamentária é elaborada anualmente para despesas ordinárias, muito importante que a administração dos condomínios e os condôminos tenham ciência de que qualquer despesa extra, deverá ser chamada posteriormente, a fim de evitar déficit na conta ordinária do condomínio. Conheça alguns exemplos de despesas extras:

  • Obras de reformas ou acréscimo que interessem a estrutura integral do imóvel
  • Indenizações trabalhistas ou previdenciárias
  • Instalação de equipamentos de segurança
  • Constituição de Fundo Reserva

Melhorias

Todos sabemos que ao longo do tempo os condomínios necessitam de melhorias, portanto, muito importante que haja um estudo do que será feito, com antecedência, criando fundos específicos para a execução das mesmas. Para prevenção contra taxas extras, reduza custos para deixar mais dinheiro em caixa e lembre-se que a inflação anual precisa ser levada em conta.

Administração do condomínio

Muito importante a figura e escolha do síndico. Deve ser uma pessoa de confiança dos moradores e apta a exercer a função.

Conselho Fiscal

A participação do conselho fiscal na administração do condomínio, controlando as contas mensalmente e evitando surpresas é uma boa dica para o controle de saldos do condomínio.

Inadimplência

Um controle rigoroso de inadimplência, a fim de evitar que alguns dos condôminos paguem pelos outros é muito importante. Por isso, procurar facilitar o pagamento e proporcionar uma negociação amigável ou criar campanhas de incentivo para pagamento em conjunto com a administradora. É uma boa ferramenta para auxiliar no controle de inadimplência.

Autor: André Malheiros – Consultor de Condomínios Adacon.

Deixe um comentário