Como melhorar o ambiente em que vivemos

Muitas vezes ficamos cansados do aspecto visual da nossa casa ou apartamento, não é mesmo? Para deixar a casa mais bonita e confortável, é nesta hora que entra a arquitetura de interiores.

Podemos neste momento, com algumas dicas, melhorar o ambiente onde vivemos, seja na mudança do layout de mobiliário, posição dos móveis como sofá, poltronas, armários, rack da TV, seja na mudança de revestimentos internos (colocação de papel de parede, cerâmicas com design nas paredes), nas cores ou até mesmo com algumas pequenas reformas ao transformar algum ambiente que não utilizamos para torna-lo útil para toda a família.

Muitos apartamentos antigos ainda tem a ideia da cozinha separada da sala, da existência da dependência de empregada como um quarto de empilhar coisas que não usamos, onde nem conseguimos acessar o lavabo. Estes apartamentos antigos foram projetados numa outra época, onde existiam outros costumes. Atualmente, quase ninguém tem uma empregada fixa, muitas pessoas têm como hobbies ser gourmet e cozinham para a família e amigos.

As pessoas querem ficar mais próximas, e não isoladas. Com isto, uma dica de reforma é integrar a cozinha e a sala de estar e jantar. E então, demolir aquela parede que separa os ambientes, criar uma bancada de bar & copa, o que amplia muito a área interna visualmente.

Outra dica é transformar aquele quartinho do lado da cozinha em um lugar de utilidade para toda a família, como um home office. Simples mudanças podem fazer imensa diferença. São pequenas alterações que não oneram no orçamento da família oportunizando aconchego e funcionalidade para a casa.

Outro elemento importante na arquitetura são as cores dos ambientes. Cada cor remete algum tipo de emoção e sentimento ao ser humano. Existem certas cores que acalmam, outras que agitam, outras que abrem o apetite (ideal para áreas de alimentação como copa e sala de jantar) e outras cores que trazem paz de espirito.

Sempre é bom contar com uma ajuda de um profissional da área da arquitetura, este profissional poderá avaliar o ambiente, pensar em como transformá-lo de acordo com a expectativa do cliente dentro do orçamento que couber no seu bolso.

Autor: Eduardo Veiga – Vórtice Arquitetura Ltda. Responsável pelo projeto e execução do prédio da ADACON IMÓVEIS LTDA. Contato (51) 98112-6936.

Deixe um comentário